O SEXISMO É ENRAIZADO, MAS...

26/12/2020
Divulgação: internet
Divulgação: internet

Outro dia, um amigo me perguntou se ele estava sendo machista ao achar que uma menina de doze anos não deveria sair na rua com uma mine roupa. Eu expliquei para ele, que o problema não está exatamente nele por pensar assim. A grande questão é dessa coisa enraizada na nossa sociedade, chamada sexismo. Homem pode, mulher não pode.

O sexismo, para quem não sabe, é a discriminação de gênero. E cá entre nós, sabemos que o sexismo é voltado especificamente às mulheres e meninas. Sim, é desde pequenininhas que nós sofremos por ser mulher. E não tem nada a ver com misandria (desprezo aos homens), tem a ver com a realidade vivida por nós, desde quando nascemos.

O problema do sexismo é que o homem pensa que a mulher é inferior a ele, (coitado, não aguentaria metade do que a gente passa). A gente pode pegar como exemplo o alistamento para as forças armadas. Apenas os homens são obrigados a fazer o registro. Pouquíssimo países recrutam mulheres para o serviço militar.

Mulher não pode ir para balada, falar palavrão, falar de sexo na rodinha de amigos. Essas coisas são feias para mulheres. E a gente nem vai falar sobre mulheres que ocupam cargos, predominantemente ocupados por homens. Motoristas de caminhão e ônibus, mecânica de carros, mestre de obras, pintora. Ha, porque essas profissões são para homens.

Já viram aquelas árbitras de futebol, que coisa mais linda? E as marceneiras? Outro dia, conheci uma que tem sua própria oficina mecânica. Mas tem gente, e não é apenas homem, que rejeita o trabalho de uma profissional mulher, apenas por ela ser mulher. Já cheguei a ver um homem dizer que não iria extrair o dente, porque se tratava de uma dentista mulher.

Toda essa questão nos faz refletir sobre o quanto o movimento feminista é importante. O sexismo é enraizado, mas isso pode e deve ser mudado com nossa luta constante em favor da liberdade feminina. E mesmo parecendo clichê, lugar de mulher é onde ela quiser, fazendo o que ela quiser. 

© Brasília, Brasil - 2018
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora